Educação
Conceber a linguagem como um combustível indispensável ao funcionamento e desenvolvimento do cérebro, significa encaminhar uma prática pedagógica por caminhos que priorizem o pensar, favoreça o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações, que possibilitem a inferência em todas as atividades e tendo na leitura e na escrita com função social sua base primeira e única para ensinar a ler e escrever.
Ela vai além da habilidade mecânica de codificação e decodificação do ato de ler, abrange a capacidade de interpretar, compreender, estabelecer relações com o real, ler dominando a mecânica de leitura e a relação simultânea com pensamento, saber criticar e reproduzir o conhecimento.
b) Conceito que defina letramento
Uma busca maior do conhecimento que parte da experiência do ser humano, em seu ambiente para chegar ao conhecimento formal da linguagem, ensinando a ler e a escrever considerando o seu contexto social, ao mesmo tempo que torna o individuo alfabetizado e letrado.
2 – Quais idéias e sugestões você dá para que a escola possa melhorar o processo de formação de leitores? Disserte sobre o assunto.
Numa perspectiva de ter os devidos letrados, é preciso que os professores promovam reflexão sobre a crítica, para que ela seja compreendida nos usos e nas funções sociais presentes no cotidiano.
Cabe aos educadores oferecer oportunidades para essa reflexão por meio do grande desafio, que é a alfabetização letrada. A escola deve oferecer diferentes gêneros textuais e oportunizar a comunicação social e escrito, além de desenvolver a capacidade reflexiva e crítica do educando, este processo de letramento vai além do ensino institucionalizado. É importante que a criança antes de ser alfabetizada ela já elabora hipóteses sobre a função da escrita, a partir do conhecimento que tem da língua oral e do contato com eventos de letramento que ocorrem naturalmente na rotina cotidiana da família, como troca de idéias,