Preparo de soluções.
(Acadêmicos)
PREPARO DE SOLUÇÕES
(Cidade-UF) ano (ACADÊMICOS)
PREPARO DE SOLUÇÕES
Relatório da disciplina de Química Experimental I, apresentado ao curso de Engenharia Bioenergética, 2º fase, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como requisito à obtenção de nota de A1.
Professora:
(Cidade-Uf) ano Introdução
Solução é qualquer mistura homogênea. Quando misturamos duas espécies químicas, pode ocorrer uma dispersão, ou seja, a distribuição de uma substância, em toda a extensão de outra substância, sob a forma de pequenas partículas. “A maior parte dos processos de análise quantitativa é realizada por via úmida. Então, o primeiro passo da análise consiste em submeter a um tratamento adequado com vistas à preparação da solução para processamento dos passos subseqüentes da análise” (OHLWEILER, 1984).
As soluções podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. As soluções envolvem conceitos básicos para serem realizadas, como, massa, solubilidade, concentrações, volume e quantidade de matéria
Adotamos os seguintes critérios para classificar as soluções: * Estado físico; * Condutividade elétrica; * Proporção entre o soluto e o solvente.
Experiência 02
Preparo de Soluções I. Objetivos:
* Compreender a natureza e a importância das soluções; * Compreender os conceitos de solubilidade; * Preparar solução a partir de soluções concentradas.
II. Materiais e Reagentes:
* Sulfato Ferroso – FeSO4; * Iodeto de Potássio – KI; * Nitrato de Chumbo – Pb(NO)2; * Clorofórmio; * Sacarose (açúcar); * Iodo – I2; * Ácido Clorídrico concentrado – HCL; * Hidróxido de Sódio – NaOH; * Frasco de Armazenagem (500 ml) de vidro; * Frasco de Armazenagem (500 ml) de plástico; * Balança Analítica; * Balões Volumétricos de 100 ml e 500 ml; * Bastão de vidro; * 06 Béqueres de 50 ml e/ou 100 ml; * Bico