Preparo de soluções
As soluções líquidas são formadas pela dissolução de gás, líquido ou sólido em um determinado líquido, dito solvente, formando misturas homogêneas de duas ou mais substancias. As substancias dissolvidas no solvente são chamadas de soluto.
A Concentração de uma solução é a relação entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente ou da solução. Uma vez que as quantidades de solvente e soluto podem ser medidas em massa, volume ou quantidade de matéria (número de moles), há diversas unidades de concentração de soluções. A concentração utilizada neste estudo é a Concentração em quantidade de matéria (Molaridade), que é a relação entre o número de moles, do soluto (n) e o volume da solução (V), expresso em litros.
2. Objetivos:
• Preparar, a partir de uma solução comercial a 50,00% (p/v) de NaOH, uma solução de 500 ml com concentração aproximada de 0,1000M.
• Preparar, a partir de uma solução a 37% (p/p) de HCl, uma solução de 500 ml com concentração aproximada de 0,1000 M.
3. Material e Métodos:
3.1 Solução de NaOH
Inicialmente, adicionou-se aproximadamente 900,00 ml de água destilada e 4,20 ml de uma solução comercial de NaOH a 50,00% (p/v) a uma proveta de 1L. Em seguida completou-se a proveta com água destilada até o volume de 1L de solução, agitando com um bastão de vidro para homogeneizá-la.
Após o preparo, verteu-se a solução alcalina diluída em dois frascos plásticos, dividindo-se assim a solução de 1 L em duas soluções de 500,00 ml com a mesma concentração.
3.2 Solução de HCl
Acrescentou-se a uma proveta de 1L aproximadamente 900,00 ml de água destilada e 4,30 ml de uma solução de HCl a 50,00% (p/p) e com densidade 1,19 g/cm³ . Em seguida completou-se a proveta com água destilada até o volume de 1L de solução, agitando com um bastão de vidro para homogeneizá-la.
Após o preparo, verteu-se a solução ácida diluída em dois frascos de vidro, dividindo-se assim a solução de 1 L em duas soluções de 500,00 ml com a