Usinagem
O projeto visa a determinação dos parâmetros de usinagem de uma peça de placa de diferentes diâmetros internos e externos. A peça também possui uma rosca interna, bem como especificações de tolerâncias geométricas e de rugosidade. Serão determinados os parâmetros relativos ao torneamento interno e externo bem como o processo de furação, rosqueamento e acabamento até que as especificações sejam atendidas. Considerando uma peça de produção seriada, foram levantadas durante o projeto possibilidades aceitáveis de ferramentas e portas-ferramenta baseados em catálogo. Além disso, foram determinadas condições de corte, como velocidade e profundidade de corte, avanço, dentre outros.
Considerações
Propusemos inicialmente que a profundidade de corte em operações de desbaste teria um valor máximo de 4mm (ap ≤ 4mm).
Para o acabamento, deixamos certa de quantidade de sobremetal com os valores de 1,6mm no diâmetro para operações de torneamento e 0,8 na superfície a ser faceada. Sendo assim, as operações de acabamento possuem ap=0,8mm nos torneamentos externos e internos e nos faceamentos.
As operações de acabamento externo e interno antes da têmpera traçam o perfil da peça retirando ap = 0,7mm do sobremetal deixado pelas operações de desbaste.
As operações de acabamento externo e interno depois da têmpera retiram o ap = 0,1mm restante, conferindo à peça a dimensão e rugosidade desejada.
Para desbaste de aços, a recomendação da classe da pastilha é a P35. Utilizando o catálogo do fabricante e fazendo a conversão para o código do mesmo, temos que a classe P35 é descrita como uma pastilha de metal duro de código GC4235.
Para o acabamento, a recomendação é P10. Convertendo para o código do fabricante, uma opção válida é uma pastilha de Cermet de código GC1525. Para tanto, temos que ap x fn ≤ 0,35mm² e recomenda-se o uso de velocidades de corte de médias a altas.
Operações
O tarugo e a peça final são mostrados nas figuras 1 e 2