Plano de aula
Duração - 15 minutos
Objetivo
- Fazer com que as crianças prestem atenção e interajam com cada amigo de sua sala, mesmo aqueles com que não possuem afinidade.
Material Necessário
- 1 objeto leve e pequeno ( pano, bola, bexiga com areia, etc)
Flexibilização
Caso a criança possua algum problema físico como ser cadeirante, cego ou surdo pode-se pensar em diversas alternativas para que elas sejam inseridas nesta brincadeira. No caso do cadeirante ou cego, é necessário uma pessoa que os guie na brincadeira. Se a criança for surda, será necessário um intérprete de Libras enquanto a música é cantada junto aos demais participantes. O importante são todos participarem, e que não haja exclusão.
Desenvolvimento
Proponha as crianças que elas formem uma roda, mas que o espaço entre elas seja grande o suficiente para que não haja acidentes ou machuque-as durante a brincadeira. Depois de formada é ensinada a música as crianças, e como que se brinca. A brincadeira constitui de se encolher uma criança para ficar com o objeto e correr em volta da roda enquanto é cantada a música, enquanto os demais participantes permanecem sentados em seus lugares. Quando é finalizada a música, a criança fora da roda deve falar: “Pode jogar?” e o grupo deve responder: “Pode” e ele procede com: “Ninguém vai olhar?” e o grupo responde com a mão nos olhos: “Não”, e todos cantam juntos: “Quem olhar é um bobão, cara de sabão”. Então, a criança que está do lado de fora da roda, coloca o objeto atrás de um de seus colegas. Ao abrir os olhos, todos devem olhar se o objeto está atrás de si, e caso esteja, a criança que está com objeto deve correr atrás da que o colocou (criança fora da roda), e esta por sua vez deve sentar-se no lugar daquele que o quer pegar. Caso a criança seja pega, ela deve pagar uma prenda, caso não, aquela que está com o objeto e está fora da roda, deve fazer a brincadeira novamente, só que desta vez ela que fica do lado de fora da roda.
Cantiga
“Corre cutia