Behavorismo : estudo do comportamento
É nas atividades primárias que está empregada a maior parte da População Economicamente Ativa (PEA), com exceções como África do Sul, Argélia, Egito e Tunísia. A atividade industrial é pouco difundida, sendo a África o continente com o menor índice de industrialização do mundo. a) Agropecuária
- África Islâmica: Agropecuária de subsistência, tradicional, com recursos rudimentares e com baixa produtividade. A atividade resiste ao deserto e, nos oásis, há a prática da agricultura irrigada para alguns povos.
- África Subsaariana: Herança do sistema de plantations colonial, as lavouras de monoculturas comerciais são produzidas em larga escala, em grandes propriedades rurais. A pecuária fica restrita, em sua maior parte, à região do Sahel, onde são criados ovinos e caprinos. Os pequenos agricultores, de maioria negra, são bastante pobres, sem apoio do governo e assistência técnica. As grandes fazendas são, em grande parte, de minorias brancas, com terras mais férteis e com técnicas mais avançadas. Esse quadro amplia a desigualdade, a fome e os conflitos no continente. b) Indústria Os países africanos mais industrializados são África do Sul, Argélia e Egito. Com sua economia voltada para a produção de recursos primários, a África possui um nível de industrialização bem baixo. A África do Sul reúne o maior parque industrial do continente, somando mais de 50% da produção industrial africana. Possui uma indústria diversificada, com destaque para setores automobilísticos, siderúrgico, químico e alimentício.
O baixo desenvolvimento industrial é decorrente dos seguintes fatores:
a) Existência de um mercado consumidor bastante restrito para bens industrializados;
b) Falta de interesse, por parte dos empresários locais e das multinacionais, em investir nas implantações de indústrias que substituam as importações de mercadorias provindas dos países desenvolvidos.
Esse baixo nível