calorimetria
Departamento de Física – Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Universidade Federal de Pernambuco - Campus Recife
Resumo. O experimento de calorimetria, nos mostra como, em um meio isolado, a lei zero da termodinâmica se aplica quando queremos encontrar o calor especifico de alguns materiais.
Palavras chave: duvidar, compreender, analisarIntrodução
Vemos que quando aumentamos a temperatura dos corpos vemos que sua propriedade muda, como por exemplo, os líquidos, quando aquecidos aumentar o volume. A respeito da principal propriedade, de quando se aumento o gral de agitação das molecular do corpo, é a temperatura ou seja ela mede a intensidade dessa agitação, por outro lado temos o calor, que e o agente de “agitação”.
Calor é energia em transição, no SI é considerado que para elevar a temperatura de 1g de água em 1C° são necessários 4,18j de Cal.
Para o experimento em questão é necessário notar a lei zero da termodinâmica, cujo principio:
Um material a uma certa temperatura, é posto em contato com outro de temperatura diferente o sistema tende a o equilíbrio, outro fato importante é, que se o sistema for isolado o calor fornecido é igual ao calor recebido, nota-se também que os corpos com menor temperatura são propícios a recebê, logo os de maior tendem a da-la.
Em um mesmo corpo quando fazermos a razão entre a variação de calor ∆Q com a variação de temperatura ∆T e essa constante é denominada capacidade térmica C, no SI é dada por cal/C°.
1)→C=∆Q∆TFazendo um estudo mais intrínseco, temos agora um propriedade para relacionar a massa do corpo com a equação 1), o calor especifico é dado no SI por cal×T-1g-1
2)→c=∆Qm∆TAtravés da lei zero da termodinâmica e de conservação de energia, pode demos observar que a quantidade de calor cedida é igual a o calor ganho, isso de um modo geral.
O sistema de nosso experimento consiste em:
Calorímetro e água, para esse caso temos que o calor cedido pela a mostra é igual ao calor ganho do