Técnicas de Negociação
A OPA da Telefónica à quota da PT na Vivo
Maio 2010
1
Introdução
No presente trabalho, vamos analisar uma negociação, que se pensa estar fechada com a recusa da venda de um activo, a quota da PT na Vivo (operadora de telefones móveis brasileira), em resposta a uma OPA da operadora telefónica espanhola, Telefonica.
Pretende-se analisar o conhecer os intervenientes, a sequência dos acontecimentos e aforma como foi conduzida a negociação e a utilização do poder.
2
Relato dos acontecimentos
“As acções da Vivo já disparam mais de 8%, depois de ontem a Telefónica ter feito uma proposta para comprar a posição que a PT detém na empresa brasileira e que implica uma avaliação implícita de 112,29 reais por cada título da operadora.
Ana Filipa Rego arego@negocios.pt As acções da Vivo já disparam mais de 8%, depois de ontem a Telefónica ter feito uma proposta para comprar a posição que a PT detém na empresa brasileira e que implica uma avaliação implícita de 112,29 reais por cada título da operadora.
Os títulos da operadora de telecomunicações estão a subir 7,56% para os 48,94 reais, depois de terem disparado um máximo de 8,02% para os 49,15 reais.
A Telefónica apresentou uma proposta para comprar os 50% que a Portugal Telecom (PT) detém da
Brasilcel, empresa que controla a Vivo, a operadora móvel brasileira detida em partes iguais pelas duas companhias ibérica. A oferta de 5,7 mil milhões de euros foi "rejeitada" pela PT.”
“A Portugal Telecom (PT) está a disparar. Já subiu mais de 12%, no dia em que destaca o dividendo referente aos lucros de 2009, depois de ter anunciado que recebeu uma oferta de aquisição pela posição que detém na Vivo, no valor de 5,7 mil milhões de euros. A proposta da
Telefonica foi recusada. Em comunicado enviado à CMVM, ontem ao final da noite, a PT informou que “recebeu da Telefónica uma oferta não solicitada, vinculativa e incondicional para a aquisição da sua participação de