calorimetria
Prática nº 5 (18/09/13)
CALORIMETRIA
Disciplina: Química experimental
Professor: Adriana Canal das Virgens
VILA VELHA
18/09/2013
VANESSA DE SOUZA DIAS ELIAS LUCIANO ELER
CALORIMETRIA
Relatório do Curso de graduação em Engenharia de Produção apresentado a Universidade Vila Velha – UVV, como parte das exigências da Disciplina de Química Experimental sob orientação da Professora Adriana Canal das Virgens.
VILA VELHA
18/09/2013
1 – INTRODUÇÃO
A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor. Na natureza encontramos a energia em diversas formas. Uma delas, que é muito importante, é o calor.
Os objetos na natureza, assim como nós, são feitos de pequenas partículas que conhecemos como moléculas. Com elas ocorre algo invisível. Elas estão em constante estado de agitação, no caso dos sólidos, ou de movimentação, como ocorre em líquidos ou gases. Essa situação não é constante, elas podem estar mais ou menos agitadas, dependendo do estado energético em que elas se encontram. O que se observa é que quanto mais quente está o corpo, maior é a agitação molecular e o inverso também é verdadeiro, ou seja, a temperatura é uma grandeza física que está associada de alguma forma ao estado de movimentação ou agitação das moléculas.
Um processo químico pode absorver ou libertar energia, e muitas vezes essa energia está na forma de calor. Os cientistas, muitas vezes, precisam descobrir quanto calor é absorvido ou liberado quando esse processo ocorre. Esta medição é conhecida como calorimetria. A calorimetria determina quanto calor é absorvido ou liberado, de modo que nota a temperatura antes e após o processo. Ao determinar a diferença de temperatura, pode-se calcular quanta energia foi absorvida ou liberada no ambiente.
2 – OBJETIVO
Determinar o