Estudo dirigido proteínas
Nome: Giulliana W. Herrera
Disciplina: Bioquímica
Curso: Toxicologia Analítica
Respostas do Estudo Dirigido sobre Aminoácidos, Peptídeos e Proteínas
01 – Aminoácidos são unidades formadoras das proteínas. São formados por um carbono central, um grupamento amino, um grupamento carboxila, ambos ligados ao carbono alfa, e este ligado a um hidrogênio e uma cadeia lateral.
02 – Os aminoácidos são classificados:
- De acordo com a polaridade das cadeias: apolares ou polares;
- De acordo com a origem: essenciais (não podem ser sintetizados por animais) ou não essenciais (podem ser sintetizados pelos animais); -De acordo com a composição: cetogênicos (forma corpos cetônicos), glicogênicos (a partir dos AA que forma a glicose), sulfurados (grupamento –SH e pontes de dissulfeto);
- De acordo com a solubilidade: hidrofóbicos (pouca ou nenhuma afinidade com a água) ou hidrofílicos (muita afinidade com a água).
03 – A solubilidade de um aminoácido está relacionada com as características de sua cadeia lateral.
04 – Ponte de dissulfeto são ligações entre dois grupos sulfidrila (-SH) do aminoácido cisteína, formando o dímero cistina, mais estável, unindo os 2 átomos de enxofre (-S-S-) em uma ligação mais forte que as pontes salinas ou forças de Wan der Waals.
05 – Quiral quer dizer “mão” do grego. São imagens especulares não sobrepostas chamadas de quiral. Existem várias biomoléculas importantes que são quirais. O carbono quiral seria um átomo de carbono com quatro grupos diferentes ligados a ele.
06 – São moléculas com fórmulas estruturais iguais, porém diferem na forma com que estão orientados no espaço. Suas moléculas não se sobrepõem em uma imagem especular. Os aminoácidos que ocorrem em proteínas são todos da forma L. A forma D é mais vista em paredes celulares bacterianas e alguns antibióticos.
07 – Os aminoácidos são anfotéricos devido à presença do grupamento amino e