Sistemas de amortizacao
FAESO – FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ OURINHOS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 5° TERMO
SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO:
TABELA PRICE E TABELA SAC
Marcos Rogério Alexandre RA: 201101090669
Professor: Roberson Baggio
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Ourinhos – SP
2013
SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO A própria raiz do termo amortização, vem de a+morte+izar, ou seja, fazer "morrer" determinada obrigação, ou dívida. Sempre que pagamos determinada dívida, estamos, portanto, saldando-a, quitando-a, ou amortizando-a (matando-a). Na literatura especializada, há diversos métodos de quitação de dívidas, ou seja, de sistemas de amortização. Uns mais simples, outros um pouco mais complexos, mas nota-se que o objetivo de todos é o pagamento do principal, isto é, de um determinado valor contraído em empréstimo ou financiamento.
SISTEMA FRANCÊS DE AMORTIZAÇÃO – PRICE
Este sistema também é conhecido como Sistema Price e é muito utilizado em todos os setores financeiros, principalmente nas compras a prazo de bens de consumo, através do crédito direto ao consumidor.
No Sistema Price, as prestações são iguais e sucessivas, onde cada prestação é composta por duas parcelas: juros e amortização do capital; cujo cálculo baseia-se numa série uniforme de pagamentos.
Exemplo: No pagamento de um empréstimo em seis prestações fixas e iguais, no primeniro mês, a parcela dos juros é bem grande. A da amortização, embora pequena, já devolve uma parte do capital ao banco.
No mês seguinte, os juros vão incidir sobre um saldo um pouco menor. Vai sobrar dinheiro para pagar uma amortização maior. No terceiro mês, os juros incidirão sobre uma dívida menor ainda, sobrando mais dinheiro para a amortização.
No último mês, quase todo o valor da prestação será usado para amortizar o capital já que a parcela dos juros será bem pequena.
Em outras palavras: em um sistema de prestações fixas (Tabela Price), os juros são declinantes e a amortização é crescente.
SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO CONSTANTE – SAC Este sistema