Estudo de mercado
Formador: Sérgio Cacheirinha
Formanda: Patrícia Paço
1.
a) Liberdade: A liberdade é um conceito abstrato difícil de definir. A noção costuma estar associada à faculdade do ser humano que lhe permite levar a cabo uma ação de acordo com a sua própria vontade.
A partir do século XVIII, a liberdade começou a associar-se a outras faculdades ou virtudes, como a justiça e a igualdade. Esta mudança social veio acompanhada do desenvolvimento das novas formas de organização da sociedade e do surgimento de regimes políticos até então inéditos. A liberdade garante o respeito pela vontade individual e implica que cada indivíduo se deva responsabilizar pelos seus atos.
b)Responsabilidade: A palavra responsabilidade contempla várias definições possíveis. Trata-se do cargo ou da obrigação moral que um sujeito tem pelos possíveis erros cometidos perante uma determinada situação. A responsabilidade é, da mesma forma, a obrigação de consertar e satisfazer uma culpa.
Outra definição possível é que a responsabilidade é a capacidade existente em todo e qualquer indivíduo ativo de direito em reconhecer as consequências de um feito que tenha realizado deliberadamente.
c)Bem Individual: É unicamente como sua própria verdade ou síntese harmoniosa, tendo como ponto de partida a distinção entre indivíduo, subordinado à comunidade, e a pessoa que permanece o verdadeiro e último fim.
d)Bem Comum: É dos indivíduos por serem membros de um Estado; trata-se de um valor comum que os indivíduos podem perseguir somente em conjunto, na concórdia. 2.
2.1.
a) A liberdade e a responsabilidade estão ligadas em que só somos livres se formos responsáveis, e só podemos ser responsáveis se formos livres.
Exemplo: Quando comprei o meu carro passei a ter responsabilidades tais como o selo, a inspeção, o seguro mas também passei a ter liberdade para ir onde quiser.
b) Abrir mão de um bem individual em prol de um bem comum.
Exemplo: Ser mãe é abdicar