Estudo de mercado
INTRODUÇÃO
Para servir os seus clientes de forma eficiente, o fornecedor deve estar certo de quais são as múltiplas necessidades do cliente, qual a melhor maneira de as satisfazer, e como comunicar eficazmente a natureza dos bens ou serviços que oferece.
Tais são os objectivos dos estudos de mercado. Permitem reduzir o risco nas decisões de gestão; detectar problemas e novas oportunidades de negócio, controlar e avaliar o grau de penetração de um produto (novo ou já existente) no mercado bem como a sua imagem e notoriedade. Abordagens semelhantes são também usadas em outras áreas de estudo: por exemplo, na medição de comportamentos e atitudes do público em relação a aspectos sociais, políticos ou outros, elaborados a pedido do Governo ou de organismos políticos, dos media ou de instituições académicas.
Este trabalho foi realizado no contexto do conhecimento e análise de mercado, e tem como principal intuito, a explicação de como se preparam e realizam estudos de mercado.
DESENVOLVIMENTO
O que são estudos de mercado
O estudo do mercado surgiu no seguimento da Revolução Industrial, Revolução esta que causou uma transformação de um mercado de vendedores, para um mercado de compradores.
Assim, segundo Philiph Kotler: “Um estudo de mercado consiste no processo sistemático de recolha, análise e divulgação de dados e informações, relevantes para uma situação específica, que uma empresa enfrenta.”
Já para John Webb: “um estudo de mercado é um conjunto de ferramentas de análise, avaliação e medida, que procuram reduzir a distância entre o fabricante de um produto e o consumidor; primordialmente, através do fornecimento ao fabricante de informação pertinente relativa ao consumidor.”
Sendo que Thomas Kinnear, afirmou: “Um estudo de mercado é uma abordagem sistemática e objectiva do desenvolvimento e fornecimento de informação para o processo de tomada de decisão em Marketing.”
Talvez das três definições acima descritas,