estudo de caso toyota
1. De que maneiras o antigo sistema de informações criou problemas para a
Toyota?
Os dados são imprecisos em parte devido a erros de entrada de dados; Os relatórios existentes não trazem informações relevantes, não são direcionados aos públicos que os recebem; Os dados são imprecisos em parte devido a erros de entrada de dados; Demora na divulgação dos relatórios tornando-os obsoletos quando disponíveis; O compartilhamento de informações entre os departamentos é muito lento ou não ocorre;
2. Que necessidades de informação dos gerentes são satisfeitas pelo novo sistema? Que decisões têm o apoio do sistema de BI?
O novo sistema de BI permite a obtenção de informações acuradas e atualizadas. A principal decisão a ser satisfeita pelo suporte de BI foi a que diz respeito aos atrasos nas entregas de veículos. O novo sistema permite a avaliação das soluções potenciais para cada caso.
3. Relacione o problema com a cadeia de fornecimento (das fábricas para os revendedores e clientes). A cadeia de suprimento da Toyota Motor Sales vai desde as fábricas, que fornecem os carros, até os distribuidores que vendem esses carros. O seu problema é minimizar o tempo gasto pelos carros em trânsito desde a fábrica até as lojas, pois carros em trânsito custam dinheiro e não ajudam nenhuma das partes.
4. Liste as ferramentas de suporte a decisões citadas aqui.
O sistema da Toyota usou um Data Warehouse da Oracle e um software de
BI da Hyperion
5. Que vantagem estratégica a Toyota pode extrair desse sistema?
Conseguindo entregar os carros mais rapidamente aos seus revendedores, a Toyota ficou em melhor posição competitiva para atender as necessidades de seus consumidores. Ela também recebeu benefícios financeiros, da ordem de $7,5 milhões por ano graças somente a redução do tempo em trânsito, que pode ser revertida em menores preços de venda ou maior lucratividade dependendo da política do revendedor.