Estudo de Caso Toyota
MBA em Marketing e Vendas
Toyota, uma empresa do Japão no Brasil
FACULDADE ANHANGUERA
BRASÍLIA
2013
Agda Regiane Rodrigues de Oliveira
MBA em Marketing e Vendas
Toyota, uma empresa do Japão no Brasil
Dissertação de Pós Graduação apresentada ao Programa de MBA de Gestão e Marketing da Faculdade Anhanguera, como parte dos requisitos para obtenção do título de Pós graduada em Marketing e Vendas.
Tutoras: Thais Cereda Ravasi e Luciana Guimarães
FACULDADE ANHANGUERA
BRASÍLIA
2013
INTRODUÇÃO
A Toyota tem todo o orgulho em ser um dos fabricantes de veículos mais admirados de sempre, uma proeza que a empresa acredita resultar da sua imensa dedicação em satisfazer o cliente. Tal como muitas empresas que deixaram a sua marca bem vincada na história da Humanidade, a Toyota tem se definido por um conjunto único de valores e de princípios que têm as suas raízes nos seus anos de formação no Japão.
1. Uma empresa internacionalizada
Diferente do que muita gente pode imaginar, a Toyota não nasceu como indústria automotiva. A origem da marca deu-se por meio de um tear mecânico inventado por Sakichi Toyoda em 1896, que acabou por revolucionar a indústria têxtil do país e, com a ajuda do seu filho, Kiichiro Toyoda, realizou o sonho de uma vida ao fabricar uma máquina de fiar automática, em 1942. Dois anos mais tarde, era criada a Toyota Automática Loom Works.
Com área de atuação automotiva de luxo a Toyota está presente em vários países como Brasil, Rússia, China, Índia, EUA, Japão, Dinamarca, Portugal, Grã-Bretanha, entre outros, hoje tem fábrica em 26 países e vende em mais de 170. A marca Toyota torna-se líder grandiosa logo depois da segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Os principais produtos da Toyota nada mais é que uma grande frota de carros luxuosos mais econômicos do mundo e nocivos ao meio ambiente, ainda divulga os modelos de automóveis mais eficientes em