Estudo de Caso Toyota
1. De que maneira o antigo sistema de Informações criou problema para a Toyota?
O antigo sistema da Toyota não disponibilizava informações precisas e em tempo real, mas o erro não era somente do sistema que era falho, pois as informações inseridas pelos funcionários da empresa também eram imprecisas ou esquecidas, impossibilitando mais ainda que as informações disponibilizadas pelo sistema fossem corretas.
2. Que necessidades de informação dos gerentes são satisfeitas pelo novo sistema? Que decisões têm o apoio do sistema de BI?
O sistema acrescentou para os gerentes, informações de grande valia nos processos onde a agilidade e clareza eram fundamentais para que as decisões fossem tomadas de forma correta proporcionando crescimento, qualidade e lucros maiores a empresa.
3. Relacione o problema com a cadeia de fornecimento (das fábricas para os revendedores e clientes); O problema por conta das informações imprecisas da empresa além de dificultar a tomada de decisão pelos gerentes, criava problemas indiretos mas que colocados em uma balança, poderiam ser facilmente destacados como os piores para uma empresa, a depreciação da sua imagem com seus clientes.
As decisões demoradas e incorretas geravam uma fabricação mais lenta dos produtos, um transporte mais lento para
os
revendedores,
atrasos
na
entrega
dos
produtos
para
os
clientes,
criando
um
descontentamento geral.
4. Liste as ferramentas de suporte a decisões citadas aqui;
Data Warehouse da Oracle, plataforma do Business Intelligence da Hyperion, recurso de Dashboard da
Hyperion.
5. Que vantagem estratégica a Toyota pode extrair desse sistema?
O sistema ajudou a empresa a que “jogava dinheiro fora” fazendo duas vezes o pagamento por um serviço de transporte, conseguiu aumentar o volume de carros que negociava não necessitando de grande aumento no seu quadro de funcionários, conseguiu reduzir o tempo de transporte para os