trabalho de engenharia economica
Introduçao:
Este livro trata de questoes relativas a tomada de decisoes que e entretanto, um topico bastante amplo, constituindo um aspecto relevante da existencia humana.Vamos selecionar os problemas comimente defrontados por engenheiros e elaborar os recursos para entende-los,analisa-los e resolve-los adequadamente.
Problemas Simples
Na extrimidade inferior de nossa classificaçao de problemas,enquadram0se as situaçoes menos dificeis.Embora a deecisao sobre o que devemos comer no café da manha possa nao ser tao facil, o problema nao parecer ter grande importancia. de fato, comparado com problemas complexos, pode nem sequer constitur um problemas. Mas nao e evidente que todas as decisoes apararentemente diretas sejam realmente simples. Consederemos quantas pessoas fumam, mesmo estando plenamente conscientes dos males que o fumo pode causar a saude. Este problema, Embora simples na aparencia, apresenta todo tipo de complexidades sociais e psicológicas.
Problemas Intermediarios
Neste nivel de complexidade, defrontamos problemas que sao essencialmente economicos. A escolha entre uma maquina manuel e uma semi-autmatica e exemplo de uma situaçao em que o aspecto economico e a base tomada de decisao.(Há tambem outros aspectos a consederar.)
Uma maquina semi-automatica implicas menos trabalho necessario do que uma maquina manual.Alem disso, nesse tipo de problema, uma consederaçao de ordem mais economica do que social seria eventual necessidade de contratar um mecanico extra.
Problemas Complexos na extremidade superior de nosso sistema de classificaçao encontram-se problemas realmente complexos, que representam um armalgama de elementos economicos,politicos e humanisticos
-expressivos mais imprevisiveis.
A titulo de exemplo,a elaboraçao do orçamento anual dos EUA e um problema economico, pois prcura distribuir o dinheiro disponivel por todos os orgaos do governo federal de modo a assegurar a melhor aplicaçao possivel.Mas a distribuiçao do