Trabalho Engenharia Ecônomica Granja de Suínos
1. INTRODUÇÃO
A suinocultura é conduzida em diversas regiões do país e, na maioria das vezes, é encontrada nas pequenas propriedades, tendo um papel social importante, com diferenças de estrutura de mercado (maior ou menor presença de integrações). Caracteriza-se por ser uma atividade cíclica, ou seja, o suinocultor passa ao longo de determinados períodos por momentos de prejuízos, lucros e equilíbrios financeiros. Esta cadeia produtiva teve alguns impactos nos últimos anos devido à elevação dos preços dos insumos ligados a produção da ração da criação, que é composta por uma mistura de grãos que sofrem impactos em seus preços por vários fatores principalmente os relativos às mudanças climáticas da região produtora. Como os preços paga ao produtor de suínos não acompanha o mesmo ritmo isto pode criar uma cadeia instável o que necessita um estudo para saber o tamanho do plantel que será rentável.
O consumo de carne suína mundial representa quase a metade do consumo e produção de carne. O Brasil é o quarto maior produtor, porém o mercado interno ainda tem preferência por carne bovina e de frango, o que gera uma dependência das exportações que tem poucos parceiros criando uma concorrência entre os produtores do país.
Dessa forma, torna-se essencial a produção de carne com padrão de qualidade definido, que possa ser rastreada, que seja segura do ponto de vista alimentar, ambientalmente sustentável, com respeito ao bem-estar animal e o meio ambiente e que atenda as expectativas do consumidor. Além disso, a produção precisa atender não apenas às exigências do mercado consumidor, mas da sociedade como um todo, a partir de critérios fundamentados na sustentabilidade da produção, o que também inclui a eficiência e a viabilidade econômica da atividade.
2. RESUMO
Este trabalho busca realizar um estudo