a fazer
Engenharia Mecânica
Resistência dos Materiais II
Critérios de Resistência
Coeficiente de segurança
Tensão equivalente
Seja um ponto qualquer, pertencente a um corpo em equilíbrio, submetido a um estado de tensões cujas tensões principais estão representadas na figura 1.
figura 3 – Tensão equivalente multiplicada pelo coeficiente de segurança.
Note-se, aqui, que o conceito de ruína está associado à falência do funcionamento do equipamento no qual o corpo se insere. Por exemplo, para um material dúctil, normalmente a falência ocorre quando a tensão simples de tração atinge o valor da tensão de escoamento (σe). para os materiais frágeis, que não apresentam deformação plástica representativa, a falência ocorre quando a tensão de tração atinge o valor da tensão limite de ruptura (σR).
figura 1 – Tensões principais para um estado de tensões.
Chama-se de coeficiente de segurança (s) ao número, maior que a unidade, que ao multiplicar o estado de tensões provoca a ruína do material.
Assim, para dimensionamento: executar
o
σ eq × s ≤ σ r ou σ eq ≤
σr s onde σr é a tensão de ruína do material. figura 2 – Tensões principais multiplicadas pelo coeficiente de segurança, para um estado de tensões.
Com este conceito de tensão equivalente se torna razoavelmente simples executar o dimensionamento dos elementos já que as tensões de escoamento e ruptura, bem como outras, são de fácil determinação e conhecimento generalizados. Chama-se de Tensão equivalente (σeq) uma tensão de tração simples que multiplicada pelo mesmo coeficiente de segurança do estado de tensão leva o material à ruína por tração
Deve-se, estabelecer uma
Prof. José Carlos Morilla
1
entretanto, forma de
Critérios de Resistência II
Univesidade Santa Cecília
Engenharia Mecânica
Resistência dos Materiais II
determinação da tensão equivalente para que ela possa representar com