fazendo graduaçao em medicina veterinaria
D INÂMICA
Ano V – No 19 – Dezembro/1996 – Periódico técnico-informativo elaborado pela EMBRAPA–CNPSA
Utilização de vacinas em produção de suínos David Emílio S. N. de Barcellos1
Introdução
Itamar Piffer2
Características de uma boa vacina
O objetivo da utilização de vacinas em suinocultura é o de melhorar as condições de defesa dos animais contra os agentes patogênicos aos quais estão expostos continuamente no ambiente em que são criados. Além da imunidade, outros fatores podem interferir nessa resistência às doenças, tais como o estado nutricional dos animais, microbismo ambiental, qualidade do manejo em uso e diversas variáveis relacionadas com o ambiente e com situações estressantes.
As vacinas são usadas principalmente de maneira preventiva.
Eventualmente, são administradas durante o curso de uma infecção, com a finalidade de proteger aqueles animais do rebanho que estejam expostos ao risco de infecção, e com fins terapêuticos, para aqueles já infectados.
1
Jurij Sobestiansky2
Prof. Adj. Fac. Vet. UFRGS, Porto Alegre (RS)
2
Pesquisador da EMBRAPA–CNPSA, Cx. Postal 21, CEP
89700-000, Concórdia-SC.
Os fatores desejáveis numa vacina incluem custos compatíveis com os prejuízos da doença problema, administração fácil, forma de apresentação adequada às condições de manejo a campo, inocuidade total e eficiência na proteção dos animais vacinados. As características de uma vacina ideal são as seguintes:
Para os leitões
• Evitar o desencadeamento da doença após a infecção inicial.
• Prevenir ou reduzir a replicação do agente infeccioso no local de entrada ou em outros tecidos. • Promover a eliminação do agente do animal doente. • Prevenir ou reduzir a persistência e a possível reativação da infecção.
• Prevenir o desenvolvimento ou reduzir a se veridade da doença após a infecção.
• Prevenir ou reduzir as perdas econômicas.
Suínos e Aves
• Prevenir a difusão do agente a contatos nãovacinados.