agora e tarde
Os sinais vitais são medidas de várias estatísticas fisiológicas procuradas por vários profissionais de saúde para avaliar as funções corporais básicas.
Os quatro sinais vitais básicos e dois adicionais.
Existem quatro sinais vitais básicos, na maioria das situações médicas, havendo discussão sobre a inclusão da dor como o quinto sinal vital. O sofrimento, distinto da dor, pode ser considerado em especial na área de oncologia, (aplicação de medicamentos quimioterápicos para combater as células malignas em pacientes portadores de câncer), o 6º sinal vital.
1)Temperatura corporal:
Termorregulação é um termo que, em biologia, se refere ao conjunto de sistemas de regulação da temperatura corporal de alguns seres vivos. Esta regulação é exercida graças à coordenação entre a produção (termogénese) e libertação (termo dispersão) do calor orgânico interno.
2)Pulso (ou freqüência cardíaca):
Pulso, Freqüência cardíaca ou ritmo cardíaco é o número de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expresso em batimentos por minuto (bpm).
A freqüência cardíaca pode ser medida, de forma manual, em qualquer lugar do corpo onde pode ser detectada a pulsação arterial. Nestes locais existem artérias que transmitem o pulso para superfície da pele. Podemos medir a freqüência da pulsação arterial pressionando estes locais com os dedos indicadores e médios e, freqüentemente, as artérias também são comprimidas contra tecidos subjacentes como ossos.
3)Pressão arterial:
Pressão arterial (PA) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. A pressão arterial bem como a de todo o sistema circulatório encontra-se normalmente um pouco acima da pressão atmosférica, sendo a diferença de pressões responsável por manter as artérias e demais vasos não colapsados. O seu valor no indivíduo saudável varia continuamente, consoante a atividade física, o stress ou a emotividade.
4)Freqüência respiratória:
Na linguagem