TRIBUNAL SOBRE A GUERRA DO PARAGUAI
FALA DO JUIZ-
Boa tarde, abriremos a sessão deste dia 19/11/2014 para falarmos sobre “ a guerra do Paraguai” , que foi o maior conflito armado na América do Sul. Dito isso chamo os réus : Duque de Caxias, Dom Pedro II e Bartolomé Mitre. A vítima do caso Rafaela Hernandéz .Os advogados de defesa e acusação e as testemunhas. Agora daremos inicio ao julgamento.
INTERROGATÓRIO DA VÍTIMA -
JUIZ- Agora passarei a palavra para doutor Pedro, iniciando o nosso interrogatório da vítima com a acusação do caso.
PEDRO- Boa tarde excelentíssimo, boa tarde minhas colegas de defesa Dominique e Lorena, boa tarde júri. Iniciaremos nosso interrogatório da vítima, senhora Rafaela Hernandéz, uma historiadora paraguaia de grande renome. Boa tarde Rafaela, como ficou o seu país após essa guerra sangrenta?
ISABELA- Boa tarde excelentíssimo, boa tarde caro doutor Pedro. Antes da guerra meu país era muito atualizado chegamos até preocupamos a metrópole inglesa, porém após a guerra nós sofremos com a miséria, ficamos com um quinto da população antiga e perdemos um terço do território para os países inimigos.
PEDRO – E qual foi o motivo da guerra ter acontecido?
ISABELA- Olha, a guerra aconteceu por causa do controle da Bacia Platina que funcionava para o comércio internacional do Paraguai, mas também pôde ter acontecido (como havia dito anteriormente) a preocupação da Inglaterra com o progresso paraguaio.
PEDRO-Obrigado senhora Rafaela.
CONCLUSÃO
JUIZ-Agora chamo a defesa do caso para interrogar a vitima. (...)
INTERROGATÓRIO DAS TESTEMUNHAS
1° JOANA (ESCRAVA)
JUIZ- Daremos início agora ao interrogatório das testemunhas com Jonas , escravo brasileiro que lutou na guerra. Com a acusação do caso.
REBECA- Boa tarde, senhora Joana,por que a senhora foi lutar na guerra?
EMYLE- Boa tarde, eu fui lutar na guerra pois o imperador brasileiro prometeu a liberdade dos escravos que voltassem da mesma.
REBECA- Então a senhora lutou na guerra, pois foi prometida a sua liberdade?