ESTUDO DE CASO: TEORIA versus PRÁTICA
1. Em sua opinião, quais devem ser os objetivos da empresa? Qual deveria ser o papel de Pedro?
Os objetivos principais de qualquer empresa sempre serão o lucro, crescimento, satisfação do cliente, minimização de custos e de desperdícios. Isso é muito explicito em todas as teorias da administração, porém colocar essas teorias em pratica varia muito dependendo do porte da empresa.
O papel do diretor executivo, sócio presidente ou proprietário representado por Pedro no caso, deveria ser buscar a expansão da empresa, analisar as concorrências diretas que sua empresa pode ter, cuidar de termos legais e outros assuntos que realmente condizem com sua posição dentro da instituição, ainda que seja uma de pequeno porte.
2. Se você fosse Sergio, como teria feito e apresentado o relatório a Pedro? Você tentaria convencê-lo?
Da mesma forma. Um relatório detalhado e objetivo garante a agilidade na compreensão, fácil assimilação dos dados amostrados e providencia tempo para discussão das informações.
Sim tentaria. O papel que Sergio foi contratado a desenvolver na empresa de Pedro, de consultor externo, foi de identificar onde a empresa precisava mudar. Tendo os erros sido identificados, se fez necessária a tarefa de convencer o proprietário das mudanças que precisariam ser feitas e o porquê delas.
3. Você faria a defesa das teorias que Pedro atacou?
Sim. As teorias que Pedro atacou fizeram de multinacionais o que são hoje. Todas essas teorias se mostraram eficazes em varias situações e descartar o uso delas é prender-se a uma ideia de que se está dando certo não precisa ser mudado e abandonar possibilidade de do que já está bom ser melhorado. Ora, se o objetivo é dar lucro, melhor fazer isso da forma que apresente mais resultados.
4. Se você fosse Pedro como avaliaria o relatório de Sergio?
Essa pergunta é complicada de responder por que temos em Pedro a figura de uma liderança autoritária e dogmática. No lugar de Pedro nós Administradores