Imulogpgia clinica

3403 palavras 14 páginas
IMUNOLOGIA – CAPÍTULO SETE
IMUNOGLOBULINAS- REAÇÕES ANTIGENO-ANTICORPO E TESTES SELECIONADOS
OBJETIVOS
Descrever a natureza das reações Ag-Ac
Comparar e diferenciar afinidade e avidez de anticorpos
Delienar a base para a especificidade e reatividade cruzada de anticorpos
Discutir os princípios dos testes cumumente usados em reações antígeno/anticorpo
I. NATUREZA DAS REAÇÕES ANTÍGENO-ANTICORPO
A. Conceito de Chave e Fechadura
O sítio de combinação de um anticorpo é localizado na porção Fab da molécula e é construído a partir de regiões hipervariáveis de cadeias pesadas e leves. Estudos de cristalografia por raios X das interações antígeno-anticorpo mostram que o determinante antigênico se aninha em uma fenda formada pelo sítio de combinação do anticorpo como ilustrado na Figura 1. Dessa forma, nosso conceito de reações antígeno-anticorpo é o de uma chave (i.e. o antígeno) que cabe em uma fechadura (i.e. o anticorpo).
B. Ligações Não-covalentes
As ligações que unem o antígeno ao sítio de ligação do anticorpo são todas não-covalentes por natureza. Elas incluem pontes de hidrogênio, ligações eletrostáticas, forças de Van der Waals e hidrofóbicas. Ligações múltiplas entre o antígeno e o anticorpo garantem que o antígeno será ligado fortemente ao anticorpo.
C. Reversibilidade Uma vez que as reações antígeno-anticorpo ocorrem via ligações não-covalentes, elas são por natureza reversíveis.
II. AFINIDADE E AVIDEZ
A. Afinidade
Afinidade de um anticorpo é a força da reação entre um único determinante antigênico e um único sítio de combinação no anticorpo. É a soma das forças de atração e repulsão que operam entre o determinante antigênico e o sítio de combinação do anticorpo, como ilustrado na Figura 2.
Afinidade é a constante de equilíbrio que descreve a reação antígeno-anticorpo, como ilustrado na Figura 3. A maioria dos anticorpos têm uma elevada afinidade por seus antígenos.
B. Avidez Avidez é uma medida da força total de ligação de um antígeno

Relacionados