Hipoteses
Que são hipóteses
Uma proposição suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa. Proposição testável = solução do problema
Como podem ser classificadas as hipóteses?
1- Casuísticas Um objeto, pessoa ou fato específico tem determinada característica. Muito freqüentes na pesquisa histórica em que os fatos são tidos como únicos. Exs.: a) Freud (1973) – Moisés era egípcio e não judeu b) Barreto (1988) – Cristóvão Colombo nasceu em Portugal e não em Gênova.
2- Freqüência de acontecimentos Quando determinada característica ocorre cm maior ou menos freqüência em determinado grupo, sociedade ou cultura. Muito freqüentes na pesquisa social. Exs.: a) É elevado o número de alunos de uma universidade que tocam algum instrumento musical. b) A crença em horóscopo é muito difundida entre os habitantes da cidade X.
3- Relação de associação entre variáveis Variável = aquilo que pode assumir diferentes valores ou diferentes aspectos (idade, estatura, peso, temperatura, classe social, nível educacional, ocupação, remuneração, etc). Hipóteses deste grupo afirmam a existência de relação entre as variáveis e não de causalidade, dependência ou influência. Exs.: a) Alunos do curso de administração são mais conservadores que os de ciências sociais. Variáveis: curso e conservadorismo. b) O índice de suicídios é maior entre os solteiros que os casados. Variáveis: estado civil e índice de suicídios.
4- Relação de dependência entre duas ou mais variáveis Hipóteses deste grupo afirmam mais do que a existência de relação entre as variáveis, mas também que uma variável interfere na outra. Ocorre existência de relações causais entre variáveis. A atribuição de causalidade, ou seja, a certeza de que “o responsável por isso foi aquilo” não é simples. O senso comum que se faz de causalidade é que um único acontecimento, a “causa”, sempre provoca outro acontecimento, o “efeito”, o que é chamado de causação