As 5 forças competitivas de porter
Resumo:
Seria fantástico se o administrador tivesse o dom de prever o futuro, pois a incerteza seria eliminada na hora de tomar decisões estratégicas. Infelizmente, ou felizmente, esse tipo de visão privilegiada não existe, mas há técnicas que podem ajudar bastante para estimar-se o rumo dos acontecimentos. A técnica Delphi é um dos instrumentos disponíveis para fazer previsão tecnológica e análise qualitativa de mercado. Neste trabalho serão expostos e analisados os resultados da Pesquisa Delphi de Prospecção Estratégica para 2013, realizada ao longo de 1999 pelo Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
A pesquisa utilizou o método Delphi para extrapolar tendências sobre o ambiente socio-econômico e a estrutura do mercado em 2013. Um questionário sobre esses temas foi passado a um grupo de empresários e executivos duas vezes. Na primeira rodada, eles responderam as perguntas quantitativas fornecendo também justificativas qualitativas. Na rodada seguinte, cada integrante do grupo reavaliou suas respostas com base nos resultados obtidos e argumentos apresentados pelo conjunto de respondentes na rodada anterior. As respostas da segunda rodada foram consideradas as decisões finais do grupo, pois demonstraram grau satisfatório de convergência. Os resultados mostraram-se muito consistentes, tanto que algumas das tendências previstas já estão sendo comprovadas empiricamente.
1. Introdução e Objetivos
A técnica Delphi busca um consenso de opiniões de um grupo de especialistas a respeito de eventos futuros, através de um questionário interativo que é passado repetidas vezes a esse grupo. O conceito tradicional do Delphi, descrito adiante neste trabalho, que geralmente é aplicado a tendências e eventos futuros, tem sido estendido para incorporar a busca de idéias e estratégias para a