hipoteses
Este trabalho trata de testes de hipoteses, serão apresentados métodos que possibilitam validar ou não determinadas afirmações sobre os parâmetros de uma população.
Em várias áreas de contabilidade, economia e gestão é necessário, muitas vezes, decidir entre opções alternativas.A decisão, qualquer que ela seja, comporta um risco, o risco de errar.Mas este pode ser controlado e minimizado.
O contributo dos métodos estatísticos resta sempre, prém, na área do auxilio à decisão, isto é, não deve ser único elemento para a tomada de decisão.O contabilista deve soccorrer-se destes métodos, mas conhecendo as respectivas potencialidades e limites.
A realização de um bom ensaio de hipoteses parte de uma correcta formulação das hipoteses, a qual se obtém pela analise do problema proposto, a maior parte das vezes através de elementos não estatísticos.De facto, é na natureza da questão que se deve encontrar o modo de formular as hipoteses.
A recolha de dados da amostra aleatória é determinante: são os erros de amostragem que impedem que a amostra represente correctamente a população.Mas a formulação das hipoteses deve ser anterior á recolha da amostra, para que o procedimento não seja enviesado.
É a informação da amostra que vai ser controlada com os critérios entretanto estabelecidos para decidir da rejeição ou não da hipotese nula.Um bom teste leverá a boa decisão, ao mesmo tempo que permitirá avaliar os riscos envolvidos.
Uma boa parte deste tema aparecem mensagem como conlusões sobre determinada realidade em que se aplicou a inferêncis indutiva, isto é, apartir dos resultados de experiências ou inqueritos que fornecem dados estetísticos sobre determinada investigação, formulam-se conclusões que ultrapassam o âmbito das experiências ou inqueritos efectuados.
Objectivos:
Definição das hipóteses
Os procedimentos envolvidos no teste de hipótese
Hipoteses e Erros
Um exemplo derivado de uma situação a todos familiar permitira introduzir alguns