graduação
Com o advento da globalização das atividades humanas e dos conhecimentos, se intensificam as necessidades de dinamizar as comunicações e interação do saber, resultando na explosão tecnológica, sua utilização e popularização. Essa revolução tecnológica, que ocorreu nas duas últimas décadas do séc. XX, modificou quase radicalmente os hábitos e costumes das pessoas em todo o mundo globalizado. A sociedade vive e se relaciona de forma muito diferente de como era antes.
A revolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), vem dinamizar o mundo do trabalho, pois permite processar grandes volumes de dados à baixo custo e alta velocidade. As relações sociais, passam a ser mais movimentadas, pois as redes sociais facilitam a interação e encurtam as distâncias físicas, aproximando quem está longe. Até mesmo o mundo infantil, é populado por novíssimas tecnologias, revolucionando os modos de aprender. Na área do saber, as tecnologias vem agilizar o acesso a diversas informações, dinamizando a interação e divulgação dos mesmos, se apresentando como a principal instrumento de conhecimento do século.
Computadores, webcam, câmaras digitais, celulares, e-mail, GPS, internet, ipad, pendrive, laptops, orkut, facebook, msn, linkdim... Como acertar o passo com tantos avanços e novidades todos os dias.
Com o ritmo alucinante de produção de conhecimento, se faz necessário assumir uma postura de aprender continuamente e garantir, primeiramente a nós mesmos e depois às novas gerações, o acesso e uso apropriado do aparato tecnológico à disposição e digo ainda, defender seu bom uso. Aqui, quero ressaltar, pois penso seja relevante que, apriore, temos que ter em mente que a tecnologia deve servir ao homem e não ao contrário. É importante observar o que está por detrás das circunstâncias que vivemos. Precisamos sim, utilizar as tecnologias que possibilita dinamização e acesso às informações, usufruir do conforto e facilidades que estas nos