introdução a odontologia
Alunos: Gilberto L. Jr, Marianna Antunes, Marcia Cristina, Josy Pires, Fernanda Marques, Cristiano Paulo Souza
Turma: A- 1º período de Odontologia
Professor: Paulo André
Introdução
O ambiente de trabalho está diretamente ligado ao tempo e ao grau de desenvolvimento das épocas.
Em relação às origens da odontologia não há textos que precisem ao certo quando e como se iniciou, porém alguns manuscrito encontrados em pedras são relacionados a profissão, visto a necessidade do homem de sanar problemas e dores físicas.
Segundo achados antigos, se acreditava que o sol curava todas as afecções, inclusive as dentárias. Na igreja católica Polônia ou Santa Apolônia é a imagem a qual se refere apelo pelas dores dentárias, devido ao fato desta ter tido seus dentes quebrados com pedras afiadas na Alexandria pagã.
SANTA APOLONIA- PADROEIRA DA ODONTOLOGIA
Etapas Evolutivas da Odontologia
Podemos dividir as fases evolutivas da Odontologia em:
1ª fase: Etapa da Ocupação Indiferenciada –Pré História até o ano 30
Neste período a odontologia era exercida esporadicamente por membros da família, curandeiros e indivíduos de outras ocupações para sanar necessidades imediatas como a dor de dente. As técnicas utilizadas eram rudimentares, realizadas sem anestesia e sem higiene.
Já haviam menções de malefícios dentários no século 3.700 a.C. Uma mandíbula com perfurações abaixo da raiz do primeiro molar indicando a drenagem de abcesso dentário, foi uma das primeiras evidências de procedimentos odontológicos, pesquisadores acreditam que esta evidência é do ano de 2700 a.C.
Escavações demonstraram que civilizações assírios babilônicas, egípcias, gregas, etruscas, romanas e árabes utilizavam formas drásticas para consertar dentes danificados e sua falta, destacando os fenícios e etruscos (século VII a. C.) que adaptavam dentes de animais ou pessoas aos remanescentes por meio de fios e anéis de ouro, no caso