Introdução a odontologia
a) O QUE É CÁRIE?
A cárie é uma doença dentária decorrente de uma má higienização. As bactérias se "alimentam" dos restos de alimento que ingerimos e não removemos adequadamente, e produzem ácidos. Quando esses ácidos entram em contato com os dentes, eles causam uma desmineralização formando cavidades.
b) COMO PODE SER EVITAR O DESENVOLVIMENTO DA CÁRIE?
Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva. Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios. Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido. Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental. Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.
c) QUAL A ETIOLOGIA DA CÁRIE?
Em todas as abordagens relacionadas à etiologia da cárie, a importância da dieta é bastante discutida. Segundo Thylstrup e Fejerskov (2001, p.283) “um grande número de estudos mostra que a dieta exerce um papel central no desenvolvimento da doença cárie”. Muitos pesquisadores têm efetuado estudos associando maior consumo de açúcar com alta prevalência da doença cárie e Thylstrup e Fejerskov (2001, p.307) relataram que certas ocupações onde se tem acesso a provas frequentes de alimentos – por exemplo, pessoas que trabalham em confeitarias e restaurantes – ocasionam maior risco à cárie dentária.
A segunda seção aborda questões relacionadas à etiologia da cárie dental, cárie dental no mundo e no Brasil, a relação cárie e alimentos, os meios utilizados para o diagnóstico da cárie dentária,