Estudo de Caso Sadia
Direito Processual &
Gestão Jurídica
IBMEC
TEMA:
Estudo de caso - SADIA
Trabalho apresentado como exigência final da disciplina
GOVERNANÇA
CORPORATIVA E RESPONSABILIDADE
SOCIAL, do curso Pós-Graduação Direito
Processual e Gestão Jurídica, professor
VLADIMIR LEITE GONCALVES.
ALUNO:
RAPHAEL ANDRE VIEIRA N. GOMES
Matricula: 210026486
Rio de Janeiro
2014
Trata-se de estudo de caso baseado na recente turbulência econômica causada pela fusão das empresas Sadia e Perdigão motivada pela alegada má conduta do diretor financeiro da Sadia que originou um prejuízo de R$ 750.000.000,00 e deflagrou uma crise interna culminando com a fusão das empresas para evitar o fim das atividades.
Neste estudo busca-se analisar a conduta da empresa em geral do ponto de vista da governança coorporativa. Assim, nos moldes do requisitado seguem os comentários a respeito dos pontos levantados para debate:
Acúmulo de funções do CFO (diretor financeiro) – menor fiscalização ou fiscalização ineficiente sobre o departamento financeiro.
O diretor financeiro da empresa respondia por mais funções do que as boas práticas de governança admitem. É inconcebível para a manutenção de uma condição competitiva que todo o controle das operações de risco gire em torno de somente um dos diretores.
Como diretor financeiro, além de responder por esta área o executivo em questão também era, ao menos aparentemente, o responsável pelo acerto de todos os contratos e investimentos de risco em que a empresa estava envolvida.
Cadeia de comunicação das análises de risco e relatórios financeiros terminava no CFO
(diretor financeiro), que era o responsável pela contratação de decisão sobre as operações financeiras.
Além de ser o responsável por firmar estes contratos, era ele também o responsável pela fiscalização destas operações, o que acaba por enfraquecer o instituto da fiscalização que tende a ser menos criteriosa quando exercido pelo mesmo