estudo de caso produção da Sadia
Nome: MARCIA DE FATIMA SOUZA RODRIGUES
Centro Universitário SENAC
ESTUDO DE CASO
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SADIA E SEU PROCESSO DE INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES
A Sadia é uma empresa genuinamente brasileira, fundada em 07 de junho de 1944, com um frigorífico e um pequeno moinho de trigo na cidade de Concórdia-SC. Apesar da precariedade das estradas e falta de infra-estrutura, o frigorífico começou a abater, em 1946, cerca de 100 suínos/dia. Ao longo dos anos, foram surgindo novas linhas de produtos, acompanhando as tendências mercadológicas, exigindo novas unidades produtoras e equipamentos modernos.
Em 1985, a empresa instalou-se no Rio Grande do Sul, optando pelo noroeste do estado, onde se encontra a “Região Celeiro”, com um rico potencial humano e agrícola. A Sadia S. A. - Unidade de Três Passos-RS, surgiu mediante a aquisição da Três Passos Cia de Alimentos.
Atualmente, a unidade produz 28 toneladas de ração/hora e abate aproximadamente 2000 suínos/dia, representa 60% da arrecadação de impostos no município. A primeira empresa produtora de derivados pecuários surge em Santa Catarina no início dos anos de 1870. Sua localização, no vale do Itajaí está relacionada à imigração alemã e ao desenvolvimento naquela região, de pequenas propriedades produtoras rurais, principalmente de suínos.
A primeira idéia de produção de suínos com assistência técnica pela empresa iniciou na Sadia na década de 60, mais precisamente em 1964. A partir desse momento a Sadia estruturou um departamento agropecuário para atender o pequeno produtor rural no sistema integrado.
A cadeia de produção começa com a definição do produto final. A Sadia procurou desenvolver uma genética que atenda as principais características do produto final, e contribua para que a dona de casa possa escolher o produto Sadia no supermercado e para que esse atenda a expectativa