Estudo de Caso do Filme: Precisamos Falar Sobre Kevin
Quando Kevin atinge a idade média de seis anos ele já se mostra uma criança bastante provocativa, sendo essas provocações direcionadas a mãe. Ele faz uso de vários artifícios para tingi-la, como por exemplo: ainda faz uso de fraldas para que ela o troque sempre, e quando machucado pela mãe ele se aproveita de sua culpa para provocá-la e conseguir o que deseja, ele, no entanto trata o pai de maneira diferente para que sua mãe se sinta afetada pela diferença de comportamento. Uma cena bastante clara é quando Kevin fica doente e permite que sua mãe lhe cuide, só para no outro dia poder humilhá-la e mostrar que nada mudou. Nesta mesma fase Kevin ganha uma irmãzinha, porém não fica contente com a possibilidade de vim a ter que dividir a atenção dos pais.
Já na adolescência as persistentes provocações de Kevin levam a sua mãe a ficar indignada com as atitudes do filho, fato mostrado quando ela abre a porta do banheiro e encontra Kevin se masturbando, o mesmo ao descobrir a presença da mãe intensifica o ato e lhe direciona um olhar profundamente perverso ao invés de parar, aumentando ainda mais a indignação de sua genitora.
Kevin faz uso da ingenuidade de sua irmã para manipulá-la da mesma forma que faz com seu pai, com o único intuito de provocar sua mãe, que por sua vez começa a fazer acusações contra o adolescente, deixando seu relacionamento com o marido muito abalado, pois o mesmo não acredita nas acusações feitas contra o filho. A parte do filme que melhor mostra isso é