resenha crítica
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
DOCENTE: CHRISTHIANNE VALENTE
RESENHA CRÍTICA
São Luís – MA
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO – CEUMA
CURSO DE PSICOLOGIA
RESENHA DOS CAPÍTULOS 5 E 9 DO LIVRO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO CORRELACIONANDO COM DO FILME PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN
EDMILA ARAGÃO MENDONÇA
SÃO LUÍS-MA
2013
Nos capítulos 5 e 9 do livro “Desenvolvimento Psicológico e Educação” tem como objetivo o desenvolvimento do vínculo afetivo e da personalidade.
O filme “ Precisamos Falar Sobre Kevin” aborda de forma complexa desde o princípio,mas aos poucos conseguimos identificar as etapas, pois no início nada parece fazer muito sentido. Ao desenrolar do drama, identificamos as fases do crescimento de uma criança, que aos poucos desenvolve uma personalidade psicopata, onde seu principal alvo é a mãe, sua cuidadora direta.
No capítulo 5 do livro ”Desenvolvimento Psicológico e Educação”, observa-se uma análise dos vários fatores que intervêm no estabelecimento de um laço afetivo seguro ou inseguro.
As crianças quando nascem estão muito indefesas e necessitadas da ajuda dos demais, mas estão bem dotadas perceptivamente, tem uma grande capacidade de aprender e estão pré-programadas para se interessar por estímulos sociais e acabar se vinculando a algumas pessoas. O vínculo emocional mais importante, ao menos na primeira infância, é o apego.
Fazendo uma comparação com o filme observa-se que a relação entre a mãe e o filho desde o ventre já é muito difícil. Onde desde o início percebemos uma relação doentia durante anos.
No vínculo se distingui três componentes básicos: conduta de apego, representação mental e sentimento, o que não observamos no desenvolvimento da criança no decorrer do filme.
O