Estudo de caso-consórcio modular vw
Respostas as Questões:
1) O modelo de consórcio modular leva a um maior comprometimento do fornecedor ao processo de produção, já que ele não está só fornecendo peças, está também participando com seus próprios funcionários da linha de produção. Para a empresa que assumiu essa metodologia, sendo bem administrado e com fornecedores muito bem escolhidos, traz um valor de qualidade e alta produtividade para os produtos fabricados. No caso da VW, ainda estão encontrando problemas na fabricação da cabine, causando retrabalho. Nesse caso a qualidade não deve se ater apenas a verificação do final do processo. É necessário avaliar o projeto da cabine (que estava em reformulação) e acompanhar as fases de montagem a fim de identificar os erros que estão acontecendo e fazer a melhorias necessárias do processo.
2) O grande desafio é manter todos seus parceiros alinhados em seu objetivo de produção, garantindo a qualidade necessária, sem atrasos no processo, que por se tratar de processo em linha, um fornecedor atrasando impacta em atraso de toda a linha.
3) Sim, os parceiros devem estar cientes de onde a VW quer chegar, quais são seus novos desafios, qual a parcela de mercado deseja atingir, qual a capacidade de produção, pois esses fornecedores estão dentro da produção, e necessitam planejar suas operações e demandas de acordo com a produção da VW, e sendo assim, para os parceiros entenderem o que a VW quer e atender com qualidade, precisa ficar a par dessas informações, já que estão no meio do processo. O risco é as informações vazarem para além das partes necessárias e participantes do processo, projetos em estudo podem acabar chegando aos ouvidos de concorrentes antes do planejado. Mas para evitar isso é necessário que os parceiros estejam cientes da política de confidencialidade (que a empresa deve possuir e fazê-la que seus fornecedores estejam de acordo) para