CASO VW
Unidade Acadêmica de Graduação Arranjos Interorganizacionais
Professora: Margareth Schreiner
Nome do aluno: Luiza Carolina Rossi Daudt
ESTUDO DE CASO VW/MAN
1. Analise o contexto competitivo que induziu a decisão de implantar a fábrica com o modelo López.
Com base na leitura do artigo, pode ser observado que a fábrica da VW optou por fazer mudanças no seu processo de montagem e cancelar o contrato com o seu antigo parceiro. Esta mudança se deve à vários motivos, entre eles a parceria ser pouco solidificada onde a VW corria risco de quebra de sigilo, a baixa qualidade das peças acarretando em retrabalho e atraso da entrega dos veículos e, a insatisfação do parceiro com o valor pago.
2. Quais as vantagens e desvantagens do consórcio modular para a VW e para seus modulistas?
As vantagens do novo modelo López são: o aumento da produtividade, maior qualidade dos produtos, redução do custo operacional para a VW, não é necessário armazém para estoque, existe apenas uma linha de montagem tanto para ônibus quanto para caminhões e, as compras são centralizadas.
Já para os modulistas as vantagens são: a redução do custo de produção, redução do estoque, do tempo de produção e, flexibilidade da montagem que faz com que a produtividade e a qualidade do produto aumentem.
3. Na sua opinião, qual o princípio mais importante da fábrica de Resende? Explique.
Na minha opinião o princípio mais importante é multiplicidade de fornecedores, o que faz com que todos trabalhem em equipe, mesmo sendo empresas distintas e geridas por pessoas diferentes. Neste modelo os fornecedores são parceiros, um precisa do outro para chegar no seu produto final. Por isso considero um aspecto relevante, pois qualquer erro ou desentendimento pode gerar defeitos ou atraso no produto.
4. Com base no artigo “Características estruturais, relacionais e gerenciais na cadeia de suprimentos de um condomínio