Paper educação
Marlene da Conceição Pires
Profa.: Eunice Ramos de Moura
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Pedagogia (PED5331) – Fundamentos e Metodologia da alfabetização
14/11/2008
RESUMO
É importante para compreensão da função do professor alfabetizador entender o quão complexo é o desafio da alfabetização plena. Alfabetizar é muito mais do que simplesmente ensinar a decifrar as letras, alfabetizar significa mostrar que alguns signos juntos formam um outro signo que simboliza um objeto.
Palavras-chave: Alfabetização; Professor.
1 INTRODUÇÃO
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
2 O PROFESSOR ALFABETIZADOR
O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e programar ações pedagógicas que propiciem para o aluno, o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever com compreensão. E importante considerar que o processo de alfabetização vai muito além da determinação de conteúdos a serem ensinados aos alunos. A sua complexidade exige do professor