Paper educação infantil
É de grande valia criar na sala de aula o "Cantinho da Leitura", "Mercadinho do Livro", onde a criança poderá manusear os livros de histórias, à vontade, escolhendo o livro que irá ler.
Para crianças não alfabéticas, o professor é o elo ao mundo da fantasia, pois, através de narrações de histórias, irá despertar na criança a vontade de ler.
Sugerimos uma hora de leitura recreativa, onde os alunos lêem os livros, recriam, modificam as cenas, acrescentam novas situações, criando novos rumos para a história.
Deixar também a critério das crianças que escolham um lugar diferente para fazer a leitura: no pátio, debaixo de uma árvore, num cantinho da sala ou em casa.
Sugestões:
- Depois da leitura da história, o professor promove um bate-papo com as crianças sobre o livro que leram. Promove também desenhos, caça-palavras, jogos e brincadeiras sobre o mesmo.
- O professor conta a história. Os alunos recontam a história e elaboram livros ilustrados por eles e escritos pelo professor, (para crianças não alfabéticas). Depois escritos e ilustrados por eles próprios.
-Criar o "Mercadinho do livro", onde ficarão em exposição os livros criados pelos alunos.
- Brincar de banca de revistas e jornais.
- Criar na sala de aula um espaço agradável de leitura onde as crianças tenham acesso a qualquer momento.
- Outra atividade interessante é pedir para as crianças, após lerem o livro, criarem novas ilustrações, novos diálogos, nova capa, utilizando material disponível como: sucatas, papel, tecido, recortes, dobraduras.Depois, os trabalhos ficarão expostos no "Caderno de Leitura".
Hora de Leitura Expontânea:
- Criar na sala de aula a "Hora da Leitura Espontânea". As crianças que tiverem terminado alguma atividade individual poderão se utilizar dos livros enquanto os outros terminam a tarefa.
Hora da Leitura:
- As crianças em grupos de