Paper estagio educação infantil
Acadêmico: Daniela Nelza Cizino
Profº. Valmir José Offting
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Paper referente ao módulo I- Curso de Pedagogia (PED 0529)
23/06/12
RESUMO
O século xx foi marcado por transformações cruciais em vários pontos de vistas - social, político, econômico, cultural além de ter introduzido na sociedade informação com os conseqüentes desafios para o educador. Sabe-se que ensinar é muito mais que a transferência de conhecimento de professores para alunos. Esse ato deve buscar não a mera transmissão do saber acumulado, mais uma cultura que possibilite a compreensão da condição humana e nos ajude a viver e favoreça um modo de pensar aberto e livre. Temos que no ato de ensinar instigar duvidas e instrumentalizar para a contestação; respeitando e aceitando a diversidade. Encarar a educação na atualidade sob novas concepções é a garantia de um mundo melhor e menos excludente.
Palavras-Chave: Educação. Transformações. Conhecimento.
1. INTRODUÇÃO
Em se tratando de Educação Brasileira, muitas são as interfaces que necessitam ser analisadas para que se fundamente uma discussão da educação contemporânea de nossa população. Parte-se, portando, do princípio de que a realidade atual sofre conseqüências do tempo histórico, permeado por interferências políticas, econômicas e sociais desse percurso.
No campo da política educacional, as pautas governamentais têm um peso muito significativo. Suas propostas e ideologias chegam à Instituição Escola com fortes traços de obrigatoriedade de efetivação. Essa relação de transmissão de valores e políticas por parte da Escola se caracteriza pelo fato desta Instituição ser considerada a “formadora” da população.
Discutir as políticas educacionais e o papel da Escola como seu agente aplicador, é sem duvida, compreender a função da Escola na contemporaneidade.
Pretende-se aqui indagar a função da Escola e levantar o questionamento das históricas conquistas e