Escolas orientadas a dados
O principal problema é a abordagem de um método eficaz para avaliar o desempenho educacional das crianças e das instituições educacionais, com a utilização de sistemas de informação, a fim de identificar as áreas que necessitam de maior intervenção e promover técnicas de melhoria do ensino e da aprendizagem, visto que relatórios demonstram que as crianças norte-americanas estão caindo no ranking de desempenho de aprendizagem, em relação a outros países.
2. Como os sistemas DSS direcionados a dados oferecem uma solução para este problema? Quais as entradas e saídas desses sistemas?
Os sistemas DSS foram desenvolvidos de forma que fornecem dados sobre o desempenho dos alunos nas atividades escolares. Desta forma, é possível que se tome alguma atitude a fim de reverter o processo de alunos que não apresentam um bom desempenho e também de dar um upgrade no ensino da escola, para aquelas instituições em que o mau desempenho dos alunos for reduzido a zero.
Com relação às entradas o sistema funciona com os dados dos alunos matriculados, sabendo-se, por exemplo, como exemplo de saída de sistema, quais deles estão matriculados nas aulas de álgebra, quais que estão com o desempenho abaixo do esperado e precisam de aulas extras de reforço.
3. Quais questões pessoais, organizacionais e tecnológicos devem ser consideradas pela solução?
Acredito que o sistema pode ser um bom aliado da instituição, se ele for utilizado com o intuito de detectar os alunos que precisam de reforço. Porém, acho discriminativos os termos utilizados no texto, como os alertas utilizados pelo sistema para alertar os diretores sobre alunos “com padrões para o fracasso”, pois não acredito que os alunos devam ser classificados desta forma, mas sim, estudados como um todo, em busca de soluções para aprimorar o que possuem de bom e ajustar os pontos que precisam ser melhorados.
Desta forma, acredito que as questões