Paper Educação Burguesa
Geraldo Luiz Esterchotter Nunes
Resumo
No contexto de que a educação vem desde os tempos mais remotos, abordarei somente uma pequena parte distinta da educação, ou seja, a educação burguesa.
Com o fim do feudalismo e das Cruzadas, surgem novas tendências, pois as pessoas começam a sair do campo e ir para os grandes centros, para trabalhar nas indústrias que começam a surgir.
Assim sendo, surgem duas classes sociais bem distintas que é a burguesia e o proletariado. Sendo de um lado, os possuidores de riquezas e do outro os menos favorecidos.
A educação burguesa ela é, descentralizada da igreja que até então era a que predominava a ensinar e educar as pessoas. Passando assim, a educação para a formação tecnicista afim de que as pessoas se especializem para dar em muitos dos casos, continuidade aos negócios das famílias.
Já com a saída das pessoas do campo para a cidade, surgem pequenos artesãos, que fazem seus trabalhos, muitas vezes de forma manual para a sua sobrevivência e da sua família.
Com a criação das pequenas fábricas vão recrutando, a mão de obra por ser mais barata, e vão incentivando, que estes empregados, estudem nas escolas secundárias, chamadas tecnicistas especializando em determinadas atividades.
Havendo que de um lado a burguesia enriquecendo e do outro o proletariado insatisfeito pelos baixos salários e jornadas de trabalho, extensa e exaustiva,deixando os trabalhadores insatisfeitos. E sendo que de certa forma tanto os filhos dos burgueses como dos pobres estudam jutos em uma mesma classe.Com isto, deixando as crianças em sua pureza mais livres.
Palavras chave: Burguesia. Educação. Pedagogia.
1 – INTRODUÇÃO
Com este trabalho irei mostrar um pouco sobre a educação burguesa. Onde a filosofia moderna vai influenciar na pedagogia.
A burguesia vem mais tarde separar as crianças burguesas das humildes, pois as burguesas tinham um maior interesse enviando os seus filhos a estudarem em grandes centros.