Direitos Humanos
ANDREA JAMUR PACHECO – BRASIL
PAPER 4
1-Educação em Direitos Humanos deve preocupar-se coma dimensão afetiva e a capacidade para o exercício concreto dos direitos humanos com novos comportamentos que questionem valores , integrando o saber, o sentir e o fazer. a- A educação popular em direitos humanos situa-se na interseção entre a linguagem, a cultura, o poder e a historia popular o que confirma a conexão entre as relações de poder, o contexto de possibilidades, o conhecimento e as experiências concretas. E na esfera dos Direitos Humanos é uma forma de politica cultural e o modo como as praticas que provocam, estão implicadas na dinâmica do poder social.
2- A educação em Direitos humanos e um processo que deve permear todos os espaços de socialização do ser humano, tendo como princípios a autonomia, distribuição democrática do poder, educação para troca social, identidade e integralidade. a- A EDH busca formar para o conhecimento da realidade, trata de reforçar atitudes, conhecimentos e habilidades para que a pessoa entenda a historia dos seus povos o que podem fazer para modificar e transformar a realidade sem violar os direitos humanos.
3- A metodologia centrada nas pessoas é participativa, lúdica cooperativa e critica, pois são colocados problemas da vida real, trabalhando em equipe através de jogos e brincadeiras que permitem que todas as pessoas intervenham, perguntem e coloquem seus pontos de vista. a- O ensino dos direitos humanos devem ir além do aprendizado teórico e da memorização de conceitos e sim com as atitudes que as pessoas podem tomar para modificar o que esta errado. Possibilitando assim, que surjam novos comportamentos que questionarão os sistemas de valores já existentes. A experiência educativa deve ter sentido partindo do contexto dos participantes do processo.As pessoas não chegam como um papel em branco, mas sim, com suas historias,