Deming
Introdução
O presente trabalho visa apresentar as contribuições de William Edwards Deming para o desenvolvimento da Qualidade e o impacto que suas ideias causaram nas estratégias competitivas, a partir da segunda metade do século XX.
Breve histórico
Considerado um dos maiores expoentes na área da Qualidade, William Edwards Deming nasceu em Sioux City, no Iowa, em 1900. Formou-se em 1921 em Engenharia Elétrica, obteve o titulo de Mestre em matemática em 1925 e o de Doutor em física matemática em 1928. Faleceu em Washington DC, em 1993.
Seus grandes conhecimentos matemáticos e estatísticos, combinados com um humanismo profundo, permitiram que ele desenvolvesse métodos de como administrar empresas.
Teve importante papel no “programa de choque” de qualidade patrocinado pelo Departamento da Guerra dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, programa que conduziu uma melhora espetacular na qualidade e capacidade de fabricação das indústrias americanas.
Após a guerra, por volta de 1950, foi convidado por industriais japonesas para dar palestras sobre a qualidade, tendo ido ao Japão por diversas vezes ao longo dos anos. O que ele propôs aos japoneses foi algo novo, e estes o ouviram e colocaram em prática suas ideias. A proposta de Deming era a de que melhorando a qualidade dos produtos se teria menos despesa e um aumento de produtividade. A melhoria da qualidade aliada ao baixo custo criou uma nova demanda internacional para os produtos japoneses.
Em apenas dez anos, os japoneses passaram de um país completamente destruído pela guerra para a segunda maior economia do mundo.
Após seu retorno aos EUA, diversas empresas passaram a buscar sua consultoria, sendo uma das primeiras a Ford. Deming questionou a cultura da empresa e o seu gerenciamento. Disse que 85% dos problemas da produção se originam em decisões da gerência. Algum tempo depois, a Ford passou a ser a empresa de carros americana com maior lucratividade, um sucesso que perdurou