Deming
Biografia
Dr. William Edwards Deming (1900 – 1993) é conhecido como o pai do renascimento industrial japonês após a segunda guerra mundial, bem como um dos gurus da qualidade nos Estados Unidos. Considerado um mestre do gerenciamento de qualidade no mundo todo, Deming foi o responsável por grande parte dos avanços nesta área. Em 1943 Deming publica seu primeiro livro “Ajustamento Estatístico dos Dados”. Neste período ele também vai para Londres (em 1936) para estudar Teoria Estatística na Universidade de Londres onde conheceu o trabalho de Jerzy Neyman, o responsável pela publicação de um estudo que foi um marco na história da amostragem.
Estudos da qualidade
Para Deming, a qualidade é definida consoante às exigências e as necessidades do consumidor. Como elas estão em permanente mudança, as especificações de qualidade devem ser alteradas constantemente. Só que Deming considera não ser suficiente cumprir as especificações. É preciso utilizar os instrumentos de controle estatístico de qualidade, em vez da mera inspeção de produtos. Esta não melhora a qualidade, não a garante e até aceita um certo número de defeitos. Ele recomenda igualmente uma seleção criteriosa dos fornecedores com que a empresa trabalha. Segundo Deming, os gestores são responsáveis por 94% dos problemas de qualidade. O seu principal papel é remover as barreiras na empresa que impedem a realização de um bom trabalho.
“Os executivos devem fazer os outros trabalhar melhor, e não apenas mais”
Os 14 princípios de Deming
1. Constância de Propósitos: Criar constância de propósitos para a melhoria contínua de produtos e serviços para a sociedade, alocando recursos visando mais as necessidades de longo prazo, que o lucro imediatista, com a finalidade de permanecer competitivos, permanecer nos negócios e propiciar empregos.
2. A Nova Filosofia: Adotar a nova filosofia. Nós estamos numa nova era econômica, criada no Japão. Nós não podemos mais conviver com níveis