A Escrava Isaura: Mulher Escrava
Izabel Cristina Arantes Silva Dias
RESUMO:Este trabalho apresenta uma analise da representação do feminino na obra A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães. Ao longo do estudo, é possível perceber a imagem da escravidão de forma paradoxal por meio da heroína Isaura. A composição da personagem perpassa pela realidade de submissão ao seu senhor e inserção na sociedade burguesa.O fato de possuir a cor branca e ter recebido a educação de uma senhora não elimina sua condição de escrava. Todavia, o resgate da liberdade é alcançado pelo sentimento recíproco entre ela e a personagem Álvaro.
PALAVRAS-CHAVE: personagem feminina, escravidão, heroína, idealização, liberdade
ABSTRACT: This paper presents an analysis of the representation of women in the work The Slave Isaura by Bernardo Guimarães. Throughout the study, you can see the image of slavery paradoxically by Isaura heroin. The composition of the character embraced by the reality of submission to her lord and integration into society burguesa. O fact have white color and have received the education of a lady does not eliminate its status as a slave. However, the recovery of freedom is achieved by mutual feeling between her character and Alvaro.
KEYWORDS: female character, slavery, heroin, idealization, freedom.
INTRODUÇÃO
Liberdade – essa palavra que o sonho humano alimenta: que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda! (Cecília Meireles)
O século XIX foi um período de transformações tanto na sociedade, por virtude da vinda da família real ao Brasil, quanto na literatura brasileira, por meio do nacionalismo. Um dos fatores que estiveram em evidência neste momento foi a realidade de escravidão unida ao desejo de abolicionismo. Diante disso, este trabalho tem como finalidade analisar a representação do feminino na obra A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.
A