Consórcio Volkswagen
Faculdade:
Faculdade de Administração e Economia
Ano:
2012
Curso:
Administração
Turma/Período:
1-2-3N
Módulo:
GESTÃO DE PROCESSOS E CADEIA DE VALOR
Carga horária:
120
Professor:
Oswaldo Martins dos Santos Filho
Assunto: GOAQ
TÍTULO DA AULA: Estudo de Caso – Consórcio Modular Volkswagen
OBJETIVO DA AULA: Apresentar o modelo de negócio desenvolvido pela Volkswagen para se manter no mercado competitivo de vendas de caminhões, demonstrando os aspectos de gestão de operações presentes no seu planejamento.
CONTEÚDO E MATERIAL PEDAGÓGICO:
O histórico da VW Caminhões e Ônibus teve inicio em 1980, quando assumiu todas as operações de caminhões da Chrysler Brasil. Essa foi a primeira e única exeriência mundial do grupo nesse segmento de mercado, principalmente por causa da característica 'suigeneres' do mercado brasileiro, em que, aproximadamente 50 por cento de todo o transporte de cargas no país era feito via terrestre.
Logo no ano seguinte, em 1981, a Volkswagen lança sua própria marca de caminhões médios e leves – com suporte do know‑how da Chrysler ‑, com um modesto market share de três a quatro por cento. Em 1987, a Volkswagen beneficiou‑se novamente experiência em projetos e manufatura de caminhões terceiros quando foi criada a Autolatina (aliança estratégica entre Ford e Volkswagen para o mercado automotivo da América do Sul). Toda a produção de caminhões foi transferida para a fábrica da Ford localizada no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo. A marca Volkswagen assume, em 1994, uma respeitada parcela de 12 por cento do mercado de caminhões.
Em 1995, após o fim da parceria com a Ford, a VW ficou sem a fábrica de caminhões, sem uma unidade produtora de motores para seus veículos populares, e com toda sua capacidade instalada de produção no limite. Isso significava que a empresa precisava urgentemente de uma fábrica capaz de manter a produção de caminhões no Brasil. Outra importante constatação foi que a VW não