Caso conSórcio Modular VW
O modelo de consórcio modular faz um grande comprometimento do fornecedor ao processo de produção, já que ele não só fornece peças, mas também participa com seus funcionários da linha de produção. No processo inteiro foi feito para uma montagem rápida e flexível para os caminhões e ônibus com design modular. O modelo da fabrica possui uma infraestrutura integrada, o que permite redução nos custos variáveis e fixos. Para a empresa que assumiu essa método ,sendo bem administrado e com fornecedores muito bem escolhidos, traz uma qualidade e alta produtividade para os produtos fabricados.
No caso da VW, ainda estão encontrando problemas na fabricação da cabine, causando um retrabalho enorme, a qualidade não deve ficar no final do processo, é preciso avaliar o projeto da cabine e acompanhar as fases de montagem a fim de identificar os erros que estão acontecendo e fazer a melhorias necessárias do processo.
2) O maior desafio é manter todos os seus parceiros alinhados em seu objetivo de produção, garantindo a qualidade necessária, sem atraso no processo, que se tratar de processo em linha, um fornecedor atrasando impacta em atraso de toda a linha.
Como desafio foi também definir e preparar os fornecedores para o novo conceito de produção, integrando-os numa única plataforma de comunicação via rede compartilhar os planos de produção.
3) Sim, A VW deve compartilhar as informações estratégicas com os parceiros, quais são seus novos desafios, qual a parte do mercado deseja atingir, qual a capacidade de produção, pois esse fornecedores estão dentro da produção e necessitam planejar suas operações e demandas de acordo com a produção, para que os parceiros entenderem o que a VW quer atender com