Estudo das Características de um Gerador de Corrente Contínua
Um gerador consiste em um aparelho que transforma energia de qualquer natureza (mecânica, química, etc.) em energia elétrica. A sua função num circuito é aumentar a energia potencial da carga realizando um trabalho sobre ela.
Todo gerador tem uma força eletromotriz, a qual é encontrada pela expansão do gráfico da corrente por voltagem no sistema, sendo que a força eletromotriz será a intercepção da reta com o eixo da voltagem e a intersecção da reta com o eixo da corrente será a corrente determinada como corrente de curto circuito. No sistema internacional a unidade da força eletromotriz ( é o Volt.
Todo gerador possui uma resistência interna que acarreta em perdas de energia, ou seja, o gerador não lança para o circuito externo toda a potência elétrica por ele gerada. As perdas de energia na forma de calor que ocorrem dentro do próprio gerador, pela resistência interna, é o chamado efeito Jaule. Assim, o gerador fornecer uma diferença de potencial no circuito menor que a originária pelo trabalho realizado por este. Ao imaginar o circuito contento um gerador ideal o efeito Jaule não ocorrerá, já que a resistência interna será considerada igual a zero.
Objetivo:
O objetivo nesta prática experimental é traçar 3 gráficos:
;
;
.
A partir do primeiro gráfico, extrapolando a reta, encontrar o valor da força eletromotriz (. E pelos demais gráficos realizar analises para caracterizar o comportamento de um gerador.
Procedimento experimental:
Materiais utilizados:
Para o experimento ser desenvolvido foram necessários os seguintes materiais:
Gerador;
Miliamperímetro;
Reostato;
Voltímetro de fundos de escala;
Fios para conexão.
Montando o sistema determinado em sala de aula, variamos a resistência do reostato de 0 a 100 ohms (Ω) variando de 10Ω em 10Ω a resistência do mesmo e, para o intervalo intermediário de 40Ω a 60Ω, foi variado de 5Ω em 5Ω para assim obter-se maior numero de pontos na parte central do gráfico causando assim