Geradores e Motores El tricos
O presente trabalho é sobre geradores e motores elétricos, mas concretamente mostrando suas Histórias, características, tipos de geradores, que convertem energia mecânica, química, entre outras, em energia elétrica, assim como apresentamos seus funcionamento e tipos de motores elétricos.
Aos 63 anos Ernst Werner Siemens inventou o gerador elétrico, o que sucedeu também para invenção do motor elétrico. Sendo eles dispositivos utilizados para uma conversão de energia. O gerador transformando a energia não elétrica em energia elétrica, e o motor elétrico é a máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica (energia cinética).
O motor elétrico sucedeu após observações e estudos feitos nos geradores elétricos, o qual não precisava de imã permanente, chegando a conclusões que a máquina poderia operar como um motor se aplicasse aos seus componentes elétricos uma corrente continua.
Assim o motor elétrico tornou-se um dos mais importantes inventos do homem ao longo do seu desenvolvimento tecnológico, por ser de construção simples, de baixo custo e o principal que não é poluente.
1. Geradores Elétricos. Ernst Werner Von Siemens, cofundador da Siemens AG (a maior empresa de telecomunicações da Europa), aos 63 anos de idade inventou o gerador elétrico, que é um dispositivo utilizado para a conversão de uma energia não elétrica em energia elétrica (Figura 1). Podendo ser classificada em: mecânicas (usinas hidrelétricas), térmicas (usinas térmicas), nucleares (usinas nucleares), químicas (pilhas e baterias), fotovoltaicas (bateria solar) e eólicas (energia dos ventos).
Importante salientar que o gerador não gera carga elétrica, mas somente fornece a essas cargas a energia elétrica obtida a partir de outras formas de energia. Havendo entre eles dois tipos de corrente:
Corrente continua: fluxo ordenado de elétrons sempre em uma só direção, constituído pelos pólos positivo e negativo.
Corrente alternada: o sentido do fluxo de