Visita Tecnica
BEATRIZ VALENTE
LARA MAGALHÃES
LARISSA PÂMELA
THAIS TACCHI
VINICIUS NUNES
VITOR BRESCIA
CIRCUITOS ELÉTRICOS:
CAPÍTULO VIII DO LIVRO DE FÍSICA
BELO HORIZONTE
2013
Areda Ferreira; Beatriz Valente; Lara Magalhães; Larissa Pâmela; Thais Tacchi; Vinicius Nunes; Vitor Brescia.
CIRCUITOS ELÉTRICOS:
CAPÍTULO VIII DO LIVRO DE FÍSICA
Trabalho avaliativo apresentado à disciplina de Física, como requisito parcial para obtenção da aprovação no terceiro e último ano do Ensino Médio, pela Rede Salesiana de Escolas, unidade de Belo Horizonte.
Professor Orientador: Otávio Ribeiro
BELO HORIZONTE
2013
“A pesquisa sem direção, sem nítido elemento conceitual que possa digerir e organizar a informação, pode criar pseudoculturas, idiot-savants. [...] Se essa informação é em quantidade enorme e muito rápida, não é demais imaginar que surjam patologias ansiosas, além da ignorância travestida de modernidade, pela exposição a contextos diversos e pouco sintetizáveis.”
Henrique Schützer Del Nero
RESUMO
Os circuitos elétricos estão diretamente ligados a nossa vida, mas de maneira tão sublime e corriqueira que não nos damos conta de sua complexidade e importância. Tratam-se de um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador. Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. Um circuito elétrico simples, alimentado por pilhas, baterias ou tomadas, sempre apresenta uma fonte de energia elétrica, um aparelho elétrico, fios ou placas de ligação e um interruptor para ligar e desligar o aparelho. Estando ligado, o circuito elétrico está